Curso de RI promove Simulação Diplomática na UFRRJ

Faltando pouco mais de duas semanas para o início das atividades, organizadores do evento esperam receber alunos de diversas universidades – Por Bruno Cardoso

 

 

Discentes do curso de Relações Internacionais se unem para construir a IV Simulação da Universidade Rural (SiUR). Com 12 alunos compondo o secretariado e mais 11 na equipe auxiliar, o evento conta com apoio da Academia Nacional de Estudos Transnacionais (ANET) e do Centro de Informações das Nações Unidas (UNIC em inglês) do Rio de Janeiro. Como parte da inscrição, participantes deverão levar materiais escolares que posteriormente serão doados ao Coletivo de Pais e Mães da UFRRJ (COPAMA), em ação promovida pela SiUR.

 O que é uma simulação?
Matheus Coelho, que foi secretário Geral Acadêmico da III SiUR, nos explica que  esse modelo de simulação é uma conferência onde os participantes, denominados delegados vivenciam o ambiente diplomático. “Neste espaço, os delegados debatem temas de extrema relevância para o lado político, social e econômico nas relações internacionais”, relata.

A fim de aproximar a simulação da realidade, os delegados deverão seguir um código de vestimenta, respeitando as regras que são vigentes nos reais ambientes diplomáticos. O IV SiUR começará na sexta-feira, dia 20 de maio, e acontecerá durante todo o  final de semana, terminando na segunda-feira, dia 23.

Durante a Simulação os delegados serão divididos em seis comitês e ficarão responsáveis pela resolução de diversos temas. Entre eles: Impeachment da presidente Dilma Rousseff e denúncia ao presidente Michel Temer, mobilidade urbana sustentável, violência de gênero e direitos trabalhistas.

Respectivamente: Melissa Dirksen, Nathalia Alvarez e Monalisa Barcellos (Foto: Divulgação)

 

Devido ao grande número de inscrições de alunos que estudam em outras universidades, o evento irá oferecer acomodações solidárias. Aqueles que forem contemplados terão lugar para se hospedar em Seropédica durante toda a Simulação. Em entrevista para o “Portal das Humanidades”, Monalisa Barcellos nos conta que uma das metas da organização é tornar o evento cada vez mais acessível para que todos consigam participar.  “A nossa maior vontade é que mais gente da Rural compre nossa ideia. Para participar não é necessário ser aluno de Relações Internacionais, a simulação muda a vida das pessoas independentemente do curso”, explica entusiasmada.

 

Para mais detalhes sobre o evento e informações a respeito de como fazer as inscrições, acesse o site oficial.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    Inovações e resistência marcaram a VII RAIC da UFRRJ

    VII Reunião Anual de Iniciação Científica acontece de 23 a 27 de setembro na UFRRJ

    Baixada Fluminense foi tema da Semana Acadêmica de Ciências Sociais

    Feira de Relações Internacionais atrai jovens para a temática cultural no ICHS

    ICHS recebe evento que discute Direito e Antropologia